Alergias
A Alergia consiste em reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substâncias (alérgenos), mesmo que em quantidades pequenas. Cerca de 20% da população sofre de alguma forma de Alergia. As formas alérgicas mais comuns são a asma (bronquite alérgica ou bronquite asmática), a rinite alérgica e as alergias cutâneas. (continua)
Asma
É também chamada de asma brônquica ou bronquite e é caracterizada por uma reação exagerada do sistema respiratório (traqueia e brônquios) a determinadas substâncias e partículas denominadas de alérgenos. (continua)
Câncer de Mama
O câncer é o resultado da multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células que adquirem a capacidade de invadir estruturas sadias à sua volta. Eventualmente, podem deslocar-se do seu local de origem, atingir a corrente sanguínea e alcançar outras partes do corpo. Quando essas alterações ocorrem no tecido mamário, temos o Câncer de Mama, que se manifesta, normalmente, sob a forma de um caroço ou nódulo palpável. (continua)
Câncer de Próstata
O Câncer de Próstata é um problema de saúde pública no Brasil, porque ocorre com grande frequência e pode causar a morte dos pacientes. Ele só é superado, nos homens, pelo câncer de pulmão e de pele. (continua)
Colesterol
Os lipídeos mais importantes são os ácidos graxos, os triglicérides, os fosfolipídeos e o colesterol. A elevação dos lípides é denominadas de dislipidemia. (continua)
Menopausa
A Menopausa é o nome dado à última menstruação. (continua)
Obesidade
É uma doença caracterizada por aumento da gordura corporal, que pode levar a várias outras doenças e até à morte precoce. (continua)
Dengue
É uma doença febril aguda causada por um vírus que pode apresentar quadro clínico de gravidade bastante variável. Existem 4 sorotipos diferentes do vírus Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4. Quem já contraiu um sorotipo não se infecta novamente pelo mesmo sorotipo, mas ainda está susceptível aos outros, ou seja, uma pessoa pode ter dengue mais de uma vez. (continua)
Diabetes
É uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente o seu efeito. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, fundamental na metabolização (utilização) da glicose, principal fonte de energia do organismo. Consequente à falta da ação da insulina, ocorre a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), que caracteriza o diabetes. (continua)
Doenças Sexualmente Transmissíveis
São doenças infecciosas transmitidas pelo contato sexual. Vários são os agentes que podem causar essas doenças, como bactérias, fungos ou vírus, o que determina uma apresentação diferente para cada uma delas (continua)
Hepatite Viral
Hepatite é uma inflamação do fígado. Esta inflamação pode ser causada por vários agentes, como drogas, álcool e, mais frequentemente, por vírus. As hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A (HAV), B (HBV) e C (HCV), causadores da Hepatite A, Hepatite B e Hepatite C, respectivamente. (continua)
Hipertensão Arterial
Quando o coração bombeia o sangue para o corpo, este exerce uma pressão nas artérias (vasos que conduzem o sangue do coração a todo o organismo) que varia dependendo do momento de contração desse órgão. O momento em que o coração está contraído para expulsar o sangue é chamado de sístole e a pressão nesse momento recebe o nome de sistólica ou pressão máxima. No momento de relaxamento do coração, a pressão é chamada de mínima ou diastólica, pois o nome médico desse período é diástole. (continua)
Leucemia
A Alergia consiste em reações exageradas que o organismo sofre quando entra em contato com determinadas substâncias (alérgenos), mesmo que em quantidades pequenas. Cerca de 20% da população sofre de alguma forma de Alergia. As formas alérgicas mais comuns são a asma (bronquite alérgica ou bronquite asmática), a rinite alérgica e as alergias cutâneas. (continua)
Osteoporose
É uma doença do osso caracterizada pela diminuição da densidade óssea, ou seja, o osso torna-se mais fino e poroso. Essa alteração enfraquece o osso, tornando-o mais susceptível a fraturas após algum trauma ou até a fraturas espontâneas. (continua)
Tabagismo
Tabagismo é doença, conceituada pelo Código Internacional de Doenças, como sendo um grupo de transtornos mentais e de comportamento, decorrentes do uso de substâncias psicoativas (drogas de atuação sobre o Sistema Nervoso Central). (continua)
Tireoide
A palavra Tireoide é originária do latim e significa “escudo”. Em 1656, Thomas Warton escolheu essa denominação porque acreditava-se que a única função da Tireoide era estética (tornando o pescoço mais bonito). Hoje em dia, entretanto, sabemos que a Tireoide consiste em uma importante glândula endócrina, no formato de borboleta, localizada na região anterior do pescoço com inúmeras funções vitais para a sobrevivência da espécie humana. Ela é responsável pela produção de dois importantes hormônios: a TIROXINA (T4) e a TRIIODOTIRONINA (T3) que têm participação importante na regulação dos órgãos, acelerando ou reduzindo a função desses conforme a necessidade. A Tireoide tem, portanto, um importante papel no controle do metabolismo e no funcionamento equilibrado de todo o organismo. (continua)